sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA

A palavra seita vem da mesma palavra grega que a palavra heresia. Essa palavra háiresis, que em grego significa escolha, tomar partido, corrente de pensamento, escola, etc. Quando a palavra háiresis passou para o latim, transformou-se em "secta", cujo significado é "seguidor". 

O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção".

Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos: Os Saduceus (At. 5:17); e os Fariseus (At. 15:5); os dois grupos tinham posições religiosas distintas (At. 23:8). Jesus os chamou de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raças de víboras (Mat. 23:13-15,33). O Mestre deixou claro que nem todos os caminhos levavam a Deus, há apenas dois caminhos (Mt. 7:13,14): o estreito (vida) e o espaçoso(morte).

Os apóstolos não permitiram que as heresias e os falsos ensinos entrassem no seio da igreja; em Antioquia havia pessoas preparadas no estudo das Escrituras (At. 13.1). Em Atos 15: 1-35, temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã.

PLURALIDADE RELIGIOSA

Existem milhares de seitas e religiões falsas, as quais pensam estar fazendo a vontade de Deus, quando na verdade não estão.  Há dez grandes religiões principais:

  1.  Hinduísmo;     
  2. Jainismo;    
  3. Budismo;    
  4. Siquismo (Índia);     
  5. Confucionismo (China);     
  6. Taoísmo (China);    
  7. Xintoísmo (Japão);   
  8.  Judaísmo (Israel);   
  9.  Zoroastrismo (na Pérsia, atual Irã);                        
  10. Islamismo (Arábia).


Além disso, existem mais de dez mil seitas (algumas são subdivisões dessas religiões), seis mil estão localizadas na África, mil e duzentos nos Estados Unidos e o restante em outros países. Segundo o ICP – Instituto Cristãos de Pesquisas – as seitas estão classificadas em:

  • Secretas: Maçonaria, Teosofia, Rosa-Crucionismo, Esoterismo, etc.;
  • Pseudocrístãos: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, etc.; Espíritas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão; 
  • Afro-Brasileiras: Umbanda, Quimbanda, Candomblé, etc.;
  • Orientais: Seicho-No-Iê; Messiânica Mundial, Hare-Krishna;
  • Unicistas: Voz da Verdade, Igreja Local, Tabernáculo da Fé;

POR QUE ESTUDAR AS FALSAS DOUTRINAS?

1° Defesa Própria;
2° Proteção do Rebanho;
3° Evangelização;
4° Missões;

A Bíblia é o padrão correto para de julgamento das seitas e heresias, e segundo o próprio Mestre, nem todo juízo é incorreto (Lc 7:43). Paulo admitiu que seus escritos fossem julgados (1 Co 10:15); Disse mais “O que é espiritual julga bem todas as coisas” ( 1 Co 2:15).

A CARACTERIZAÇÃO DA SEITA

O método mais eficiente para se detectar uma seita é conhecer os quatro caminhos seguidos por elas; são eles: o da Adição, subtração, multiplicação e divisão.

  1. Adição: quando o grupo adiciona algo à Bíblia, ou seja, não é a sua única fonte de consulta. Ex: Adventismo e Testemunhas de Jeová.
  2. Subtração: quando o grupo subtrai algo da vida de Jesus, o vê como mais um fundador de religião.
  3. Multiplicação: prega à auto-Salvação, Jesus é importante, mas não é único. Salvação pelas obras.
  4. Divisão: a fidelidade do membro não se deve só a Deus, também a organização, não existe salvação fora do seu sistema religioso. também podemos adicionar uma peculiaridade destas seitas, o que é: Falsas profecias: Seus líderes aprisionam seus adeptos com anúncios proféticos como fim do mundo e tantas outras profecias, falsas é claro.


Bíblia Apologética. Corrigida e Revisada. São Paulo - ICP - Instituto Cristão de Pesquisas, 2000. Páginas 1441-1448.



Nenhum comentário:

Postar um comentário