quarta-feira, 22 de maio de 2013


JESUS É A SAÍDA

Mateus 11: 25-30.


“Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

INTRODUÇÃO: Em sua oração Jesus mencionou dois tipos de pessoas, a arrogantes por seu conhecimento e as humildes, que são abertas para receber a palavra de Deus. No AT conhecer era mais que saber, implicava intimidade com alguém; Era peculiar a intimidade entre o Pai e o filho, para que alguém conheça o Pai é preciso que Este se revele através do filho. Somos privilegiados por Jesus ter nos revelado o Pai, sua verdade e como devemos prosseguir em conhecê-lo.

Entendendo o jugo de Jesus – O jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Este instrumento é atrelado a uma parte dos equipamentos que os animais devem puxar. Uma pessoa deve estar carregando um pesado jugo de pecados, excessivas exigências de líderes religiosos (At 15:10), opressão e perseguição e/ou cansaço na busca à Deus. Mas Jesus liberta essas pessoas de todas as suas cargas; o alívio que ele promete é o amor, a cura e a paz com Deus, e não o fim de toda a labuta. O relacionamento com Deus mudará o trabalho enfadonho e sem sentido, transformando-o em objetiva produtividade espíritual¹.


1) Conhecendo melhor a Deus

Não há como conhecer Deus sem se admitir que Ele exista (Hb 11:6), quando falamos acerca de Deus, falamos de um ser pessoal autoconsciente, auto-existente, que é a origem de todas as coisas e que transcende a criação inteira, mas é ao mesmo tempo imanente² em cada parte da criação. A existência de Deus não pode ser comprovada por uma demonstração lógica que não deixa lugar para a dúvida; mas significa, sim, que, embora a verdade sobre a existência de Deus seja aceita pela fé, esta fé, se baseia numa afirmação confiável.

2) Ele existe e, se revelou em sua palavra;

a. Devemos crer que Ele existe, (Hb 11:6);
b. Prosseguir em Conhecê-lo, (Os 6:3);
c. O incrédulo não compreende Deus, (1Cor 1:20,21);
d. Deus se revela, (Sl 19:1, 2; At 14:17; Rm 1:19,20; Jo 1:18; Hb 1:1,2);

3) Os nomes de Deus revela o Seu caráter.


a. Javé – O Auto-Existente – o nome próprio de Deus
b. Elohim – Deus forte
c. El-Olam – Deus eterno
d. El-Shaday – Todo-poderoso
e. El-Elyon – Deus altíssimo
f. Adonai – Senhor, Soberano
g. Jeová-Jireh – O Senhor proverá
h. Jeová-Nissi – O Senhor é minha bandeira
i. Jeová-Shalom – O Senhor é Paz
j. Jeová-Tsdkenu – O Senhor é nossa justiça
k. Jeová-Shamá – O Senhor está ali (presença)
l. Jeová-Tsavaot – O Senhor dos exércitos, protetor e Salvador
m. Santo de Israel – Santidade
n. Abir – Poderoso
o. Gibor – Valente
p. Tsadiq – Reto, Justo
q. Qoneh – Zeloso
r. Ancião de Dias – Juízo, Eternidade
s. Abba – Pai
t. Kyrios (gr) – Senhor
u. Theos (gr) – Deus

Os nomes de Deus não podem ser entendidos pelo intelecto, Deus se coloca junto a tudo que é finito, se assemelhando aos homens. Os nomes do Criador não foram dados pelos homens, mas, sim, pelo próprio Deus, com a intenção de mostrar aos homens o seu caráter divino.

4) Buscando alivio em Jesus.

Jesus conhece nossas inquietações e aflições, ainda há pessoas que, mesmo no seio da igreja não reconhece o poderio do senhor sobre as adversidades e as preocupações da vida. Muitos há que correm para especialistas com teorias humanistas, em busca de socorro, não que eu seja contra os mesmos, mas, esquecem, que a priori é correr para Jesus.

I. A verdadeira felicidade. Em que consiste? A quem diga que a alegria do homem consiste em conhecer e confiar em Deus e, a que vem como resultado de circunstâncias agradáveis. Veremos a seguir onde erramos e onde encontrar este descanso.

a. Jesus é a porta, se alguém oferece outra saída não vá ( evitar o erro de confiar em outro que não o Senhor) – Jô 10:9;

b. Devemos reconhecer o Bom Pastor ( Solução) – Salmo 23;

1. Jesus é o nosso Pastor;
2. Encontrando teremos alimento para a alma faminta e lugar de descanso;
3. O nosso caminho será de justiça praticada pelo Senhor;
4. Pra que temer se ele está conosco?
5. Ele não precisa matar nossos adversários, mas deixá-los vivos para assistir nossa vitória;
6. O Senhor é bondoso e se compadecerá de nossas necessidades;

5) Deus está no controle gerenciando crises. Exemplos:

1. A travessia do mar vermelho Êx. 14:21ss – tipifica as barreiras que temos que atravessar; podemos assegurar;

a. Há um caminho proposto por Deus, ande por ele (Dt 5:33);
b. Há um inimigo a nos perseguir, mas, Deus guarda tua entrada e tua saída (Sl 121:8);
c. Sempre haverá obstáculos, mas não serão capazes de segurar você (Js 6:1-14);

2. A batalha do rei Josafá 2Cr 20 – tipifica os inimigos do povo de Deus;

a. Eles eram numerosos e poderosos (2Rs 6:16);
b. O inimigo não avisa quando vai atacar (1Pd 5:8) ;
c. O segredo é não se desesperar e, sim, buscar ao Senhor (Sl 34:4);
d. A vitória está em louvar o Senhor (Sl 20:5);
e. Ele não abandona quem lhe é fiel (Mt 28:20;

Conclusão:

Descansem no Senhor, não se desespere, não dê lugar ao desânimo e deixe a depressão; busque a Deus, pois ele lhe dará o escape. Não rebaixe o Teu Deus ao mesmo nível das suas adversidades e de seus inimigos, Ele é o criador de tudo e sabe as suas limitações. Lembre-se para Deus não há limite e tudo é possível àquele que crê. Medite em Jeremias 29:11-14; 31:16,17; 32:27;

¹ Comentário da Bíblia Aplicação Pessoal
² Imanente -  A imanência é um conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino dentro do mundo físico.





 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário