domingo, 24 de janeiro de 2016

RAZÕES PORQUE DEVO FAZER MISSÕES


É ORDEM DIVINA – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”. (Mc 16.15)

É O MEIO DE FAZER JESUS CONHECIDO DE TODAS AS PESSOAS

Somente através da ação missionária podemos fazer o poder de Cristo notório e evidente na vida das pessoas.

O MUNDO DEPENDE COMPLETAMENTE DA OBRA MISSIONÁRIA PARA SER SALVO

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? (Rm 10. 13-15).

O TRABALHO ESTÁ LONGE DE TERMINAR

“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera” (At 1.1-2)

SITUAÇÃO NO MUNDO

Há 6,7 bilhões de pessoas no mundo.
2,3 bilhões são cristãos
1,5 bilhões são muçulmanos.
971 milhões são hindus.
703 milhões são não-religiosos.
626 milhões são budistas.
553 milhões são de Religiões Étnicas
33 milhões de religiões desconhecidas
2,7 bilhões vivem entre grupos de pessoas não alcançados do mundo e 1,6 bilhões são completamente não-evangelizados.

Há 6.510 línguas no mundo

2.400 línguas têm porções da Bíblia disponíveis
426 línguas dispõem da Bíblia inteira traduzida
1.115 línguas contam com o Novo Testamento disponível.
Não obstante os esforços desenvolvidos permanecem para cima de 4.500 à espera de uma tradução de um único livro da Bíblia. Isto significa que ainda há milhões de pessoas à espera de ter uma Bíblia.

Estatísticas que não podemos ignorar

Nos últimos 40 anos, mais de 1 bilhão de pessoas morreram sem nunca ouvir falar de Jesus, e em torno de 30 milhões de pessoas ainda este ano irão perecer sem ouvir a mensagem da salvação.
Mais de 70.000 pessoas morrem todos os dias no mundo sem serem alcançadas.
Mais de 160 mil crentes serão martirizados (mortos) este ano.
A cada ano 180 milhões de Bíblias e Novos Testamentos são desperdiçados, perdidos, destruídos, ou se desintegram, devido as hostilidade, mau planejamento, ou fabricação inadequada.

Tendências Globais

Algumas tendências de perseguição foram observadas em 2015. Entre elas, destacamos as que dizem respeito exatamente a países pesquisados e atendidos pela Portas Abertas.

Grupos extremistas islâmicos expandiram suas esferas de atuação através de fronteiras internacionais

O Estado Islâmico declarou guerra contra o Ocidente, o que trouxe graves conseqüências para países europeus, como ataques em Paris. A tendência para 2016 é que outros grupos se declarem simpatizantes e participantes do Estado Islâmico.

Receio de governos contra o extremismo religioso

Em países pós-comunistas da Ásia Central, os governos estão mais atentos com o crescimento do fanatismo religioso, principalmente de radicais islâmicos, e têm aumentado a vigilância contra qualquer movimento religioso.

Muçulmanos de todo o mundo estão cada vez mais ‘islamizados’ por medo dos extremistas radicais

Em todo o Oriente Médio, os muçulmanos estão se tornando mais fundamentalistas. O motivo? Medo! Estado Islâmico tem apavorado a população muçulmana até mesmo em países em que não estão presentes, mas que são vizinhos dos já invadidos, por conta de guerras declaradas pelo Estado Islâmico. Muitos vêem no cristianismo uma opção de fé.

Hinduísmo radical

A Índia entrou para o Top 20 da Classificação da Perseguição Religiosa pela primeira vez. A população cristã sente que existe impunidade contra os crimes cometidos contra os cristãos e há quem declare que o hinduísmo político se instalou no país e a perseguição aos cristãos já é institucional.

Top 20 dos perseguidores
1° Coréia do Norte/ 2° Iraque/ 3° Eritréia/ 4° Afeganistão/ 5° Síria/ 6° Paquistão/ 7° Somália/ 8° Sudão/ 9° Irã / 10° Líbia/ 11° Iêmen/ 12° Nigéria/ 13° Maldivas/ 14° Arábia Saudita/ 15° Uzbequistão/ 16° Quênia/ 17° Índia/ 18° Etiópia/ 19° Turcomenistão/ 20° Vietnã.

VALE O ESFORÇO PARA FAZER MISSÕES?

TESTEMUNHOS PELO MUNDO

CHINA

A China é o país com a expansão cristã mais rápida de todos os tempos, com aproximadamente 10.000 novos convertidos a cada dia.
A população cristã cresce e já representa a segunda maior religião do país, atrás apenas do Budismo, segundo a CIA.
Cristãos chineses estão compartilhando sua fé na Web através das redes sociais, que é atualmente regulamentada e vigiada pelo estado, e alguns cristãos estão começando a desafiar a censura e estão se expressando contra a perseguição religiosa.

A mensagem do Evangelho está acabando com “Templo da Prostituição” na Índia

Existe na Índia uma prática conhecida como devadasi, que é um templo para prostituição onde mulheres são dedicadas à deusa Yellamma e obrigadas a se prostituírem. Também são proibidas de se casarem para poder servir a deusa. Porém a mensagem do Evangelho está destruindo essa prática no país.

Missionário é liberado para fazer seu trabalho

Um missionário ligado à Junta de Missões Mundiais, JMM, foi interrogado por mais de 50 líderes e autoridades islâmicas em uma mesquita. O missionário foi convocado para esclarecer sua atuação no país em que está servindo, pois a pregação do evangelho no país é proibida.

A JMM não divulgou o nome do missionário nem a localização dele. Ao final do longo interrogatório, os líderes liberaram o missionário: “Que Deus faça o bem para você!”, teria dito um dos líderes.

Brasil é o segundo país com mais missionários no mundo

Um estudo realizado pelo Centro Mundial para o Estudo do Cristianismo (Center for the Study of Global Christianity – CSGC) revelou que o Brasil é o segundo país com mais missionários no mundo.

De acordo com esta pesquisa realizada em 2010 mais de 400 mil missionários deixaram seus países para evangelizar em outras partes do mundo.

1. Estados Unidos enviaram 127 mil
2. O Brasil 34 mil missionários
3. A França e a Espanha, respectivamente, com 21 mil missionários enviados
4. Itália e Coréia do Sul enviaram 20 mil voluntários

bibliografias:

  • A Voz dos Mártires.
  • Portas Abertas.
  • JMM.
  • Sepal.
  • Senami.
  • Bíblia Sagrada.