quarta-feira, 17 de abril de 2013


O ESPÍRITO SANTO NA VIDA CRISTÃ

Texto: Atos 2: 37:47

Objetivo: O cristão não consegue sobreviver  sem uma ação constante e poderosa do Espírito Santo em sua vida. Por isso, ao confortar os discípulos acerca de sua partida, Jesus prometeu-lhes que enviaria o Consolador, que os assistiria em todos os momentos, Jô 14: 16-17.

Introdução: A promessa de Jesus se concretizou e a  igreja nasceu no dia de Pentecoste. Os crentes tinham consciência da importância da ação do Espírito Santo para que houvesse dinamismo e poder na vida cristã, At. 1: 8. Neste estudo, vamos abordar essa dinâmica da operação do Espírito Santo e seus resultados.

I - O ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO

Ele exerce um papel fundamental na salvação do homem, levando o incrédulo a reconhecer seus pecados e a voltar-se para Deus. Veja como isso ocorre:
1.      Arrependimento: At. 2: 38 – O arrependimento é um sinal de que a pessoa está passando pelo processo de conversão, resultado do trabalho do Espírito Santo no coração humano. Isso é fundamental por que:
a)      Morto em seus delitos e pecados, Ef 2: 1-3; o homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus. Sua natureza corrompida pelo pecado impede-o de aproximar-se do Senhor;
b)      O arrependimento é caracterizado por mudança de pensamento e de atitudes, Rm 12: 1-2. O homem abandona o pecado, toma uma nova posição na vida espiritual que surge da convicção de pecado e do arrependimento;
2.      Novo nascimento: Jô 3: 3 a 5 – O arrependimento e o novo nascimento estão intimamente ligados, ambos ocorrendo mediante a disposição do homem de aceitar a ação divina. Jesus ensinou que a missão do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, Jô 16: 8-11; Tito 3: 5.
3.      Testificando da salvação: Depois do processo da conversão, o Espírito Santo passa a habitar o convertido, dando-lhe testificarão de sua salvação.
a)      Salvação pela fé, Ef 2: 8:  A Bíblia ensina que somos salvos pela fé, e não pelas obras, v. 9. O Espírito Santo é quem testifica em nossos corações que somos filhos de Deus, Rm 8: 16.
b)      Salvação e convicção, Gal 4: 6: Uma das armas usadas por Satanás é semear a dúvida no coração. Contudo, o Espírito Santo dá certeza e confiança de que fomos redimidos.
c)      Salvação e filiação. A salvação recebida em Cristo Jesus nos assegura o direito de filiação a Deus, Jô 1: 12. Adquirimos o direito de filhos por adoção, Rm 8: 15.
II - O ESPÍRITO SANTO E A VIDA CRISTÃ
Além de atuar na conversão do homem, o Espírito Santo age como dinamizador da vida cristã. A condição exigida daqueles que deseja ter uma vida cristã autêntica e levar almas a Cristo é que sejam cheios do Espírito Santo, At. 4: 31; Ef 5: 18. Vejamos como isto ocorre:

1.      O Espírito Santo capacita a pregar um Evangelho que transforma.
a)      Capacitou a Pedro, At. 2: 37; as palavras do apóstolo eram poderosíssimas. Seu sermão tocou os ouvintes e não houve meras reações emocionais, mas sim mudanças reais e permanentes. Cerca de três mil pessoas se converteram, fruto da ação do Espírito Santo.
b)     Transformações duradouras na personalidade humana só são produzidas pelo Espírito Santo. Aqueles que são mudados parcialmente, e por um breve período, não foram trabalhados pelo Espírito de Deus.

2.      O Espírito Santo proporciona o desenvolvimento integral da vida cristã.
a)      O cristão torna-se participante de Cristo, Hb 3: 14 - Essa relação entre o crente e o Senhor Jesus é cultivada pelo Espírito Santo. Cristo é a videira e nós estamos ligados a Ele pelo Espírito, Jô 15: 5. Esse tipo de comunhão é visto entre os cristãos da Igreja Primitiva, At. 2: 42.
b)     Oração, fonte de desenvolvimento espiritual. Ela é uma das mais poderosas armas que temos a nosso dispor, como cristãos. Muitos ensinam que nem precisamos pedir qualquer coisa a Deus, pelo fato de Ele ter conhecimento de nossas necessidades. Mas Jesus ensinou os discípulos a orar, Mt 6: 6-9; Fp 4: 6; Rm 8: 26, 27 e 1Jo 5: 14; At. 2: 42.
c)      Direção pela Palavra - “... Ele vos guiará em toda a verdade”, Jô 16: 13. Jesus refere-se ao Espírito como  “Espírito de Verdade”. Uma de suas tarefas é guiar o crente em toda a verdade. O Espírito Santo possibilita ao crente compreender as Escrituras, recebendo delas direção para sua vida. Ele age como iluminador da Palavra que Ele mesmo inspirou 2Tm 3: 16.

Conclusão: O Espírito Santo de Deus está em nós com o propósito de nos entregar a Cristo nos ares. Sua habitação em nós é imprescindível para conseguirmos vitória sobre o pecado e os inimigos do povo de Deus. Por isso mais do que nunca, devemos ser cheios do Espírito Santo de Deus.

Aplicação: O maior objetivo de todos os cristãos é encher-se do Espírito Santo, pois é ele que, nos ensina, nos consola, geme em nosso interior, é Ele e mais ninguém que irá no arrebatar. Portanto, enchei-vos do espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário